Dicas de Turismo PARA VOCÊ APROVEITAR MELHOR A SUA VIAGEM.

Conheça as maravilhas da Ilha!

Florianópolis encanta pela variedade e qualidade de seus atrativos. São muitas as opções de lazer: Praias paradisíacas, lagoas, dunas, trilhas em meio à Mata Atlântica, casario colonial, sítios arqueológicos, esportes e muita gente bonita, além de muitos bares, restaurantes e boates, shopping centers e toda a modernidade de uma cidade grande e moderna.



Centro de Florianópolis

Com aproximadamente 407 mil habitantes e mais de 1,5 milhão de visitantes por temporada, Florianópolis é a capital brasileira com o melhor índice de qualidade de vida. Por isso muitos acabam escolhendo esse paraíso para viver.
A melhor maneira de circular pela ilha é de carro, embora na alta temporada os congestionamentos para as praias mais afastadas, sejam constantes.
A ilha é perfeita para a prática de esportes dentro e fora d´água. Tem surf nas praias do leste e sul, windsurfe e caiaques na Lagoa da Conceição, mergulho na Ilha do Arvoredo, sandboard nas dunas da Joaquina, vôos duplos de parapente nos morros das praias; Mole, Brava e Lagoa da Conceição, além de diversas trilhas para caminhadas, que conduzem à praias selvagens.


Avenida Beira Mar

Os principais atrativos de Floripa, são suas 40 praias, com características muito variadas, satisfazendo assim, a todos os gostos.
As do norte são as de águas mais tranqüilas, mais urbanizadas e as mais procuradas pelas famílias de veranistas.
As do leste, com mar mais aberto são mais propícias ao surf e outros esportes, por isso são mais frequentadas pelos jovens.
Ao sul estão as praias mais rústicas e as vilas de pescadores.
Na costa oeste, voltada para o continente, nos povoados de Ribeirão da Ilha e de Santo Antônio de Lisboa estão preservadas ainda a arquitetura, artesanato e a culinária açoriana.


Forte Santana e Ponte Hercílio Luz

As praias mais importantes de Florianópolis

Praia da Joaquina
A praia da Joaquina ganhou fama, quando suas ondas fortes foram descobertas pelos surfistas. De lá pra cá, tornou-se cenário de campeonatos nacionais e internacionais. Além dos surfistas, é frequentada também pelos adeptos do sandboard, nas enormes dunas próximas a praia. Também possui um lindo costão a sua esquerda. Fica a 20 km do centro e é umas das mais lindas de Florianópolis.


Praia da Joaquina

Praia Mole
Considerada uma das praias mais badaladas de Florianópolis, a Praia Mole tem areia branca e fofa onde os paragliders fazem seus pousos. Não é indicada para crianças. Além das fortes ondas que atraem surfistas, a praia tem características de tombo (a profundidade aumenta abruptamente). O acesso é por trilha íngreme de 200 metros. Fica a 15 km do centro.


Praia Mole

Praia da Galheta
A praia da Galheta é semideserta em função do difícil acesso. 300 metros em meio a arbustos e formações rochosas. Na Galheta não há qualquer infra-estrutura. É freqüentada por surfistas e naturistas, não sendo o nudismo obrigatório. Fica a 15 km do centro.

Barra da Lagoa
Urbanizada e repleta de bares e restaurantes populares. No canto da praia fica a Barra da Lagoa da Conceição. Fica a 20 km do centro.


Barra da Lagoa

Praia de Moçambique
Maior praia da ilha, com 7,5 km de extensão, com areias claras e macias, é quase deserta. Faz parte do Parque Florestal do Rio Vermelho, o que a torna bastante selvagem, sem qualquer tipo de construção. As águas geladas só atraem alguns surfistas. Fica a 29 km do centro.

Praia do Santinho
Extensa e com vegetação de Mata Atlântica, a praia do Santinho tem boas ondas para a prática do surfe e do bodyboard. No canto direito, uma trilha leva a inscrições rupestres cravadas nas rochas. Nesta praia está instalado um luxuoso resort Costão do Santinho. Fica a 37 km do centro.

Praia dos Ingleses
Muito freqüentada por argentinos, a praia dos Ingleses tem 5 km de águas azuis com ondas médias e boa infra-estrutura. Em suas dunas também é praticado o sandboard. Fica a 35 km do centro. 


Praia dos Ingleses


Praia Brava
Com ondas fortes e águas muito limpas, a Praia Brava atrai surfistas. Como é urbanizada e repleta de condomínios de luxo e com uma extensa faixa de areia fina e clara, no verão fica lotada de veranistas com bom poder aquisitivo. Fica a 37 km do centro.


Praia Brava


Praia da Lagoinha
A praia da Lagoinha, fica no extremo norte da ilha, tem apenas 800 metros, com mar tranqüilo e águas transparentes, atrai famílias com crianças. Fica a 34 km do centro.


Praia da Lagoinha


Praia da Ponta das Canas
Muita procurada pelos argentinos e adeptos dos esportes náuticos, a praia de Ponta das Canas tem águas calmas. Nos arredores, uma colônia de pescadores abastece os restaurantes locais com frutos do mar fresquinhos. Fica a 33 km do centro. 

Praia da Cachoeira do Bom Jesus
Tem mar calmo e areias brancas e casas de veraneio. Fica a 30 km do centro da cidade. 

Praia de Canasvieiras
Muito procurada por argentinos, é a mais urbanizada praia da ilha. Reúne beleza natural e infra-estrutura completa. Com 2 km de extensão e poucas ondas, é freqüentada por famílias. No verão, é bom chegar cedo para garantir lugar na estreita faixa de areia. Do trapiche saem passeios de barco para as ilhas do norte. Fica a 27 km do centro.

Jurerê
Com mar de águas verdes e mansas, tem 3 km de areia fina e clara. A praia é perfeita para levar as crianças e praticar esportes náuticos. A praia é dividida em duas: No canto esquerdo fica a Jurerê Internacional. Considerada a praia mais sofisticada do Brasil. Com shopping a céu aberto, bares, restaurantes, boates e muito agito nos meses de verão. Já o canto direito é chamado Jurerê Tradicional, com restaurantes de culinária típica da ilha. Fica a 27 km do centro.


Praia Jurêrê


Praia da Daniela
Indicada para quem está com crianças, a praia da Daniela é praticamente uma piscina. O belo pôr-do-sol é uma das atrações. Fica a 26 km do centro da cidade.

Praia de Sambaqui
Tradicional vila de pescadores de raízes açorianas, a praia de Sambaqui é utilizada para o cultivo de ostras e mariscos. De águas calmas e areia batida, reúne muitos bares. Fica a 21 km do centro.

Praia de Santo Antonio de Lisboa
Urbanizada e com estreita faixa de areia escura, a praia de Santo Antônio de Lisboa tem como atrativo os restaurantes que servem frutos do mar fresquíssimos trazidos pelos pescadores da vila. A arquitetura açoriana e as lojas de artesanato típico em renda completam o passeio. Fica a 17 km do centro.

Praia do Ribeirão da Ilha
Com águas calmas, a praia do Ribeirão da Ilha abriga uma vila de pescadores que ainda preserva a arquitetura açoriana. O cultivo de ostras é comum na região. Fica a 26 km do centro.


Ribeirão da Ilha


Praia dos Naufragados
De acesso difícil, com caminhada de 40 minutos em trilha, a praia dos Naufragados é pouco freqüentada. Com muitas ondas e bares simples, é indicada para os adeptos do camping e do trekking. Fica a 38 km do centro.

Praia da Solidão
Pequena enseada cercada de morros, a praia da Solidão é semideserta. Uma trilha leva à cachoeira que dá nome à praia, proporcionando refrescantes banhos. Fica a 30 km do centro.

Praia do Pântano do Sul
É uma das mais importantes colônias de pescadores da ilha. Com 2 km de extensão e repleta de bares e restaurantes especializados em frutos do mar. As ondas fracas atraem famílias com crianças. Fica a 28 km do centro.

Praia da Lagoinha do Leste
Reduto de Mata Atlântica preservado, o Parque Municipal da Lagoinha do Leste compreende a praia, os costões, a lagoa, a cachoeira e a mata nativa. A única maneira de chegar é a pé, através de duas trilhas. Os acessos são por Pântano do Sul ou pelo canto direito da Praia Matadeiros. A mais rápida dura uma hora e a mais lenta, cerca de três. O longo percurso, entretanto, vale a pena por descortinar paisagens deslumbrantes. Em Lagoinha não há estrutura. Leve água e lanche e não esqueça de trazer seu lixo de volta. Fica a 28 km do centro.


Lagoinha do leste


Praia do Matadeiro
Sem acesso para carros, é preciso atravessar o riacho, no canto direito da Armação. A praia do Matadeiro é pequena e bastante tranqüila. Entres seus freqüentadores estão os turistas em busca de sossego e os surfistas que querem praticar o esporte longe do agito das praias badaladas. Fica a 23 km do centro.

Praia da Armação
Esta linda praia é um dos principais núcleos de pesca artesanal da ilha. Alguns trechos têm boas ondas, reunindo também os surfistas. Da Armação saem os barcos para a Ilha do Campeche. Fica a 17 km do centro. 

Praia do Morro das Pedras
São 2 km de areias fofas. As boas ondas, que em alguns trechos quebram nas pedras e atraem surfistas. Fica próxima a Lagoa do Peri, a 20 km do centro.

Praia do Campeche
Com ondas fortes e boas para o surfe, a praia do Campeche tem ainda areias brancas e fofas que costumam ficar desertas em alguns trechos da orla. Fica a 17 km do centro.

As lagoas de Florianópolis

Lagoa da Conceição
Localizada no centro da ilha, a Lagoa da Conceição com diversos bares e restaurantes, é um dos points noturnos de Florianópolis. De dia é ponto de esportes aquáticos e artesanato. 
Para apreciar a lagoa de cima , existem mirantes nos 2 lados, nos morros de acesso. 

Lagoa da Conceição - Alugar carro em Florianopolis
Lagoa da Conceição


Lagoa do Perí
Situada, próxima a Praia da Armação, a Lagoa do Perí, é um ótimo lugar para passar um dia tranqüilo. Com boa estrutura, conta com; praia de água doce, trilhas, banheiros, 80 churrasqueiras, bar, lanchonete, parque infantil e estacionamento, tudo numa área arborizada. A área em volta da lagoa tem matas e trilhas belíssimas que levam a cachoeiras e antigos engenhos coloniais.

As Fortalezas de Florianópolis

Outro destaque da Ilha são suas fortalezas. Datadas do século XVIII, formavam o antigo Sistema de Defesa da Ilha. Foram construídas em locais de paisagem exuberante, algumas em pequenas ilhas. Confira os mais importantes:

Fortaleza de Santa Cruz do Anhatomirim
Situada na linda Ilha de Anhatomirim, é a maior de todas. Dispõe de restaurante, lanchonete, aquário marinho e exposição de mamíferos aquáticos. Acesso por passeio de barco, que sai do trapiche de Canasvieiras e da Ponte Hercílio Luz.


Fortaleza de Santa Cruz do Anhatomirim


Forte Santana
Localizado no centro, debaixo da Ponte Hercílio Luz. É o mais acessível de todos os fortes. Dele de observa um panorama belíssimo do canal entre as baias norte e sul e a ponte. No forte funciona o museu das armas. Acesso direto pela Av. Beira Mar. 

Fortaleza de São José da Ponta Grossa
Circundada por espessas muralhas, detém um harmonioso conjunto arquitetônico. Acesso de carro pela avenida, no final da Praia de Jurerê.


Fortaleza de São José da Ponta Grossa


Pontos turísticos urbanos de Florianópolis

Ponte Hercílio Luz
O principal cartão-postal de Florianópolis foi construído em 1926. Com 819 metros de comprimento e torres que medem 75 metros acima do nível do mar, é uma das maiores pontes pênseis do mundo. Fechada desde 1982 para trânsito de automóveis e pedestres, a obra é tombada como Patrimônio Histórico e Artístico. A cabeceira insular, abriga um mirante, o Museu da Ponte e o Parque da Luz.


Ponte Hercílio Luz

Morro da Cruz 
É o principal mirante da cidade. Fica junto às antenas de transmissão de TV. Acesso pela Rua Allan Kardec, logo após o Shoping Beira Mar e Rua do Antão.


Vista do mirante do Morro da Cruz

Mercado Público
É o coração do centro histórico, onde se encontra; peixe fresco, bares, restaurantes. O local é ideal para degustar comidas especiais e exóticas em um ambiente bastante descontraído. 


Mercado Público

Praça XV de novembro
Esta praça é o local onde se iniciou a construção de Florianópolis. Foi arborizada durante o século XIX e a principal atração é a Figueira Centenária.

Conjunto Histórico
Ribeirão da Ilha e Santo Antônio de Lisboa são dois dos mais antigos núcleos da colonização açoriana em Florinaópolis. Nesses locais, é possível se comer muito bem nos diversos restaurantes e bares de frente para o mar.

Passeios de Escuna
Dois roteiros conduzem a imponentes e preservados fortes da região. O passeio que parte da Ponte Hercílio Luz é o mais completo - tem seis horas de duração e faz paradas no Forte de Santa Cruz de Anhatomirim e na Fortaleza de Santo Antônio de Ratones, passando ainda pela baía dos Golfinhos. Já o que tem início na praia de Canasvieiras não inclui Ratones, durando cinco horas. Ambos têm parada para almoço e banho.

Ilha do Campeche
Única ilha do país tombada como Patrimônio Arqueológico e Paisagístico Nacional, Campeche abriga praias de águas transparentes. A maior riqueza, porém, são as dezenas de inscrições rupestres protegidas em sítios arqueológicos e acessíveis por trilhas com acompanhamento de guias. A melhor maneira de chegar à ilha é através dos barcos de pescadores que saem da praia de Armação. No verão, escunas partem da Barra da Lagoa. Não esqueça a máscara e o snorkel para nadar em meio aos peixes.

Fonte das Informações: Viagens e Caminhos

 

Agora que já sabe onde ir, veja como é fácil alugar um carro em Florianópolis: